Especialista em gastronomia defende o fortalecimento da agricultura familiar

Créditos imagem: 
Mauro Vieira/MDS

.

ANDRÉ LUIZ GOMES - MDS

Brasília – Agricultores familiares e gestores de órgãos públicos não esperavam chegar ao Simpósio Nacional de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar e ter uma aula de gastronomia. Mas foi isso que ocorreu nesta quinta-feira (22), em Brasília, quando o professor e pesquisador sobre a cultura alimentar brasileira Marcos Lelis estimulou a continuidade e o aumento da compra da agricultura familiar via modalidade de Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Segundo Lelis, as compras institucionais ajudam a fortalecer a diversidade da gastronomia e da cultura nacional "porque fortalecem a agricultura familiar e o mercado de produtos orgânicos e de qualidade".

“A agricultura familiar pode nos ajudar a sair da mesmice que se tornou a nossa alimentação diária”, afirmou o professor, que produziu receitas regionais para o Catálogo de produtos ofertados pela Agricultura Familiar, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) durante o simpósio.

Ele também exaltou a riqueza dos ingredientes brasileiros que os agricultores familiares têm nas mãos e, muitas vezes, não percebem.

"Para ser global, precisa ser local primeiro. Devemos aproveitar sempre os recursos mais próximos. Temos no Brasil seis biomas, que nos permitem uma diversidade e uma riqueza muito grande na nossa mesa”, ressaltou.

Para o professor, o papel do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, que se destacam entre os principais compradores de alimentos dos produtores, deve ser exaltado. “Eles continuam protegendo a nação ao  comprar da agricultura familiar”.

Lelis reforçou que a melhoria da qualidade de vida da população mundial passa por uma alimentação mais saudável. "Por isso, é necessário fortalecer a agricultura familiar. Se a gente se unir, temos alguma chance de ter um mundo melhor para os nossos filhos. Produzir junto pode ser uma outra forma de comer junto”.

Encontro - O simpósio nacional é promovido pelo MDS e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão com o objetivo de fortalecer as aquisições de alimentos da agricultura familiar por parte dos órgãos da União.

Autor(es): 
André Luiz Gomes - MDS