Vídeo busca estimular a inclusão de alimentos orgânicos na alimentação escolar

Créditos imagem: 
Imagem captada do vídeo

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO FNDE

Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas orienta agentes do Pnae sobre a importância da compra de produtos sem agrotóxicos

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou vídeo, nesta semana, com o intuito de estimular a inclusão de alimentos orgânicos na alimentação escolar. No vídeo, o presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Élido Bonomo, orienta os nutricionistas envolvidos com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) sobre como proceder para impulsionar a compra desses produtos.

Segundo Bonomo, o primeiro passo é conhecer o mercado produtivo local, para então colocar esses alimentos nas chamadas públicas de aquisição da agricultura familiar e, posteriormente, inserir os produtos orgânicos ou agroecológicos nos cardápios da alimentação escolar. O presidente do CFN também busca mostrar a importância dessa compra para a educação alimentar, o desenvolvimento local das comunidades e a preservação da biodiversidade.

O vídeo atende a compromisso firmado pelo FNDE com a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo), instituída por meio do Decreto nº 7.794/2012. A política deu origem ao Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), no qual a autarquia se responsabiliza pela gestão de iniciativas para a promoção da inclusão de alimentos orgânicos nos cardápios da alimentação escolar e pelo monitoramento dos recursos investidos na aquisição de gêneros alimentícios orgânicos para o Pnae.

Autor(es): 
Assessoria de Comunicação do FNDE