Nesta sessão você encontra materiais que apresentam práticas, conhecimentos, saberes ou técnicas que auxiliem na transição agroecológica e produção orgânica. São materiais com linguagem e layout que facilitam o aprendizado. Caso conheça ou tenha elaborado algum material neste sentido, e que tenha sido, de fato, validado por agricultores, envie para que possamos divulgá-lo.
Colabore Conosco!
- Assunto: Práticas Agroecológicas e Orgânicas
- Email: contato.agroecologia@mda.gov.br
Biofertilizante Agrobio
31 de Maio de 2017
Bio quer dizer vida e fertilizante, adubo, portanto biofertilizante é um adubo vivo, pois contém organismos vivos que ajudam no controle de doenças, pragas e minerais que alimentam as plantas. Os biofertilizantes podem ser feitos com qualquer tipo de matéria orgânica fresca.
Aplicação da calda bordalesa em hortaliças
31 de Maio de 2017
O uso da calda bordalesa é um importante meio de controle de doenças causadas por fungos. É um insumo que pode ser fabricado pelos agricultores (ver ficha de preparo de calda bordalesa) e é utilizada em diversas hortaliças (verduras) para controlar doenças.
Pasta Bordalesa
31 de Maio de 2017
A pasta bordalesa é utilizada em cortes ou ferimentos no tronco e nos ramos de frutíferas para evitar a entrada de doenças e o ataque de insetos.
Calda sulfocálcica
31 de Maio de 2017
A calda sulfocálcica primeiramente foi usada para banhar animais contra a sarna no século XIX, mas agora encontra também outras utilidades. A calda sulfocálcica hoje é usada no controle de fungos, ácaros, cochonilhas e outros insetos sugadores de hortas e de pomares.
Aplicação da calda sulfocálcica
31 de Maio de 2017
A calda sulfocálcica, pode ser armazenada para aplicações posteriores. É necessário que se faça uma avaliação da calda antes de seu uso, para que a mesma não intoxique ou até mesmo queime as plantas.
Calda viçosa
31 de Maio de 2017
A calda viçosa pode ser utilizada em hortas e pomares para o manejo de doenças causadas por fungos e para a adubação das plantas, pois contêm micronutrientes (boro, zinco) e macronutrientes (cálcio e magnésio).
Calda cúprica
31 de Maio de 2017
A calda cúprica, como o próprio nome já diz, é uma calda à base de cobre e cuja maior função é atuar como fungicida. Sua vantagem em relação à calda bordalesa é a menor quantidade de cobre utilizada em sua formação.
Controle do vira-cabeça em tomateiro com primavera (Bougainville)
31 de Maio de 2017
O vira-cabeça do tomateiro é causado por várias espécies de vírus do gênero topovírus: TSWV, TCSV, GRSV, CSNV.
Uso de cavalinha no controle de doenças e insetos nocivos
31 de Maio de 2017
A cavalinha (Equisetum ssp.) é uma planta que apresenta muitas funções no manejo de base ecológico. A planta pode ser usada para o controle de doenças, para o controle de insetos nocivos e ainda como fonte de nutriente.
Leite de vaca para o controle do Oídio
31 de Maio de 2017
O oídio (Sphaerotheca fuliginea) é uma das principais doenças causadas por fungos e atua prejudicando a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas. O oídio é facilmente identificado, pois forma uma camada pulverulenta branca na superfície da folha.