Estudo sobre Criação de Espaços de Coordenação e Articulação Estaduais de Comercialização - Volume 3

22 de Agosto de 2017

Este relatório contém proposta de criação de redes e instâncias de comercialização e abastecimento nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá e Pará.


Estudo sobre Criação de Espaços de Coordenação e Articulação Estaduais de Comercialização - Volume 2

22 de Agosto de 2017

Este documento contém relatório técnico de identificação dos principais territórios rurais potenciais para criação de redes e instâncias territoriais de comercialização e abastecimento nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá e Pará.


Estudo sobre Criação de Espaços de Coordenação e Articulação Estaduais de Comercialização - Volume 1

22 de Agosto de 2017

Este documento contém relatório técnico de diagnóstico e sistematização dos principais atores institucionais e sociais importantes para constituição e/ou consolidação de rede e instância estadual de comercialização e abastecimento nos estados do Acre, Amapá, Amazonas e Pará.


Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento - 147: Adubação Organomineral em Associação com Microrganismos Solubilizadores de Fósforo no Milheto

07 de Julho de 2017

Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da inoculação de microrganismos em adubos organominerais provenientes de resíduos agrícolas e rochas fosfatadas sobre o crescimento de milheto.


Relatório Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos

20 de Maio de 2017

O Brasil figura entre os maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Esta publicação traz um alerta a respeito do modelo de desenvolvimento agrícola que gera impactos sociais e ambientais de curto, médio e longo prazos, os quais são custeados por toda a população por meio de gastos públicos com recuperação de áreas contaminadas, prevenção, diagnóstico e tratamento de intoxicações agudas e crônicas, além de outras problemáticas. A exposição humana a agrotóxicos representa um problema de saúde pública.


Orientações técnicas para o monitoramento de agrotóxicos na água para consumo humano

02 de Maio de 2017

A exposição humana a agrotóxicos representa um problema de saúde pública, para o qual o setor saúde vem buscando definir e implementar ações voltadas para atenção integral à saúde das populações expostas a agrotóxicos. Assim, este documento tem vistas a orientar os técnicos das Secretarias de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios na elaboração e implantação do monitoramento de agrotóxicos na água para consumo humano.


Diretrizes nacionais para a vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos

02 de Maio de 2017

Este documento visa fornecer subsídios para a efetivação e o avanço das ações integradas de prevenção, promoção, vigilância e atenção à saúde de populações expostas ou potencialmente expostas a agrotóxicos no Brasil.


Utilização de palhadas de adubos verdes em compostos orgânicos

22 de Fevereiro de 2017

A demanda por fertilizantes orgânicos no Brasil vem crescendo exponencialmente, principalmente nas regiões produtoras de hortaliças e que atendem a necessidade do segmento da produção orgânica.Assim também a agricultura praticada em pequenos estabelecimentos com características de produção familiar vem enfrentando os mesmos desafios. O cultivo de hortaliças no Estado do Piauí é feito, predominantemente,em pequenas propriedades, onde o trabalho manual é intenso, trazendo benefícios sociais expressivos pelas ocupações geradas e suas consequências. Em Parnaíba, Souza et al.


Controle biológico de pragas: princípios e estratégias de aplicação em ecossistemas agrícolas

22 de Fevereiro de 2017

A modernização da agricultura, através do pacote tecnológico adotado a partir da II Guerra Mundial, levou à adoção de práticas como a simplificação dos agroecossistemas através da adoção de sistemas de produção baseados na monocultura, sobreposição de ciclos culturais, mecanização intensiva, irrigações pesadas,adubações muitas vezes excessivas, especialmente através do uso de fertilizantes altamente solúveis e uso indiscriminado e massivo de agrotóxicos, portanto com alto aporte e dependência de insumos externos de alto custo (Horne & Mcdermott, 2001).


Páginas